segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cortejo - casamento


Cortejo: Sequência mais usada atualmente



Forma-se o cortejo de entrada da seguinte forma:

Padrinhos:

1º Pais: Mãe da noiva com o pai do noivo


2º casal padrinhos da noiva
3º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente.

Entram primeiro os padrinhos e os pais porque são as testemunhas do casamento, logo eles devem assistir toda a cerimônia.

As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciar da noiva, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. 

Evita-se que os homens dêem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi – tampadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.

A ordem de distribuição de entrada dos padrinhos na Igreja deve ser por grau de importância, da seguinte forma: avós, seguidos de irmãos, tios, primos e amigos.

Como também os casais do noivo. Isto não quer dizer que os noivos devem convidar estas pessoas e sim, distribuir os seus padrinhos diante desta hierarquia exposta.

Usa-se muito colocar os padrinhos no primeiro banco da igreja, para evitar que o altar fique congestionado. Ficando acima no altar somente os noivos, pais, damas e pajens.

Noivo e Mãe do noivo:
Também de mãos dadas, posicionam-se ao lado direito do altar.

Noiva e pai:
A noiva é a única mulher a entrar na Igreja pelo lado direito. Preferencialmente entrar de mão dadas, nunca de braço dados, uma vez que pode sumir parte de seu vestido diante do ombro de seu pai ou acompanhante.


Cortejo de saída: Padrinhos, pais, crianças, noivos.

Fonte - O nosso casamento / Blog - Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário